sexta-feira, dezembro 23, 2005


O vencedor do nosso primeiro concurso "as obras do inginheiro" é o sr. Tof que acertou nos dois autores .
A partir do dia 2 de Janeiro de 2006, ele poderá dirigir-se ao Daltonic Institute, munido da devida identificação, para levantar o seu prémio personalizado.

Já houve um concorrente que acertou numa das obras de arte. Ela é da autoria de Max Ernst - King Playing with the Queen, escultura em bronze de 1944. Aqui o inginheiro recorda o momento da sua aquisição...


Continua o concurso aberto pois ainda ninguem adivinhou as duas... se ninguem adivinhar o nome dos dois autores o feliz contemplado será o sr. studio mautempo

quarta-feira, dezembro 21, 2005

concurso: as obras do inginheiro


Temos o prazer de inaugurar hoje o nosso primeiro concurso .
A primeira pessoa que adivinhar os autores das obras de arte que aparecem no gabinete do nosso personagem, ganhará um magnifico desenho personalizado e original do engenheiro, autografado pelo próprio.

O basarely não bale, só balem as esculturas.

De notar que as obras de arte poderão não estar no seu tamanho original.
O concurso termina quando alguem acertar, ou no dia 1 de Janeiro de 2006.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

o último elo criativo

Quando tudo parece finalmente acabado, quando os varios meses, ou anos que se passaram em testes, filmagens, correcções, laboratórios, dobragens, genéricos, cópias, quando todo este processo finalmente parece acabado, e os filmes prontos a exibir, os cineastas deparam com mais um elemento criativo no seu filme: o projeccionista.

Hoje inauguramos uma série de personagens secundárias, porém essenciais ao processo criativo.
Desde já vai um abraço a todos os projeccionistas deste país e do mundo.


quarta-feira, dezembro 14, 2005

quarto 409


O reporter disléxico esteve em Santa Maria da Feira e pernoitou no já mitico quarto 409,
onde poucas vezes o deixaram dormir, a não ser numa noite onde as lampadas explodiram (verídico)
e foi toda a gente para outro quarto. O bailarino é Aristides, um fervoroso cineclubista.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Estreia mundial de "Conversa Mole" é amanhã.


A tão esperada estreia mundial da curta-metragem "Conversa Mole" de Paulo Abreu é já amanhã no 9-º Festival de Cinema Luso-Brasileiro a decorrer em Santa Maria da Feira. A mais recente obra deste realizador foi rodada em super 8 nos telhados de Lisboa e centra a sua acção em dois operários suspensos num guindaste sobre a cidade, que durante o seu expediente vão discutindo estratégias amorosas. O Filme está inserido na secção "Somos todos filhos da terra" e será exibido por volta das 24 horas de sábado, dia 10. Os Dead Combo fizeram a dobragem das vozes (Tó Trips é o sabichão e Pedro V. Gonçalves, o tosco) e também se pode ouvir um excerto de "Eléctrica Cadente" assobiado por um operador de grua.
Também pode ver este e outros filmes aqui

Testes de comportamento ao povo português (2)

Publicamos hoje mais uma experiência proveniente de um estudo sobre o comportamento dos portugueses em várias situações.

Teste 1. Comportamentos em lugares públicos. (continuação)

Recordamos que para esta experiência (blind fold) foi escolhido um público tipo A e um público tipo B, ambos sociológiaca e etáriamente semelhantes. São então levados a assistir a concertos de duas bandas portuguesas, os Dead Combo e os Wray Gunn(já publicado), sendo então colocados perante as seguintes situações:

-Situação A: O público sabe que está a assistir a um concerto de uma banda portuguesa.
-Situação B: O público julga que está a assistir a um concerto de uma banda estrangeira.





Na situação A, a maior parte do púbilco está completamente indeferente á actuação dos músicos, preferindo massajar-se socialmente. A elevada massa sonora proveniente desta acção acaba por dominar o ambiente e remeter os músicos para um plano secundário. A pouca atenção vem de animados exercicios de análise.




Na situação B, o público está complectamente absorvido pelo concerto. A música domina agora o espaço criando ambientes que transportam os presentes a um estado de semi-transe.


Continuaremos a acompanhar estes estudos sobre o povo português, procurando trazer sempre que possivel aos leitores todos os resultados que forem aparecendo. Daltonic Brothers.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Testes de comportamento ao povo português (1)

Hoje iniciamos a publicação de um conjunto de testes provenientes de um estudo sociológico em curso, sobre o comportamento da população portuguesa em diferentes situações.

O português como toda a gente sabe, sofre de diversas psicoses, graças a séculos de consanguinidade, e já Plínio, no 1º século D.C., referia-se aos habitantes da Lusitânia como "estranho povo que não se governa nem se deixa governar"...
Já o nosso contemporaneo José Gil fala-nos do medo de existir, dum país paralisado pela inveja.
" Nós temos medo de experimentar, porque temos medo do que irão dizer de nós.
Partimos sempre do princípio de que o que vão dizer é negativo, desvalorizante.
Isso cria logo um medo que nos paralisa."


Teste 1. Comportamentos sociais em lugares publicos.

Neste primeiro teste fomos testar o tipico complexo do portugês em relação ao estrangeiro.
Para esta experiência ( blind test ) escolhemos dois públicos ( publico A e publico B ), sociológica e etariamente semelhantes,
O nosso público foi assistir a um concerto de duas bandas portuguesas:
Os Wray Gunn e os Dead Combo.
( duas excelentes bandas em qualquer parte do mundo, segundo a nossa modesta opinião...)

O nosso Gabinete de Altos Estudos Comportamentais dividiu o publico em duas situações:

situação A: o público sabe que está a assistir a uma banda portuguesa.
situação B: o público julga que está a assistir a uma banda de nacionalidade estrangeira. Neste caso norte-americana.



Na situação A ,o público, apesar de estar intímamente a apreciar o concerto, exteroriza comportamentos dissimulatórios da sua emoção. O públigo gosta, mas, temendo ser mal visto , não exterioriza a sua verdadeira emoção ficando paralizado , com medo do que possam pensar. Adopta comportamentos de falsa segurança e demonstra arrogância.



Na situação B, o público, julgando que está a assistir a uma banda estrangeira, liberta-se e exterioriza comportamentos jubilatórios, desinibindo-se momentaneamente do seu habitual torpor.
O público gosta, e não tem medo de se manifestar, pois sabe que o seu comportamento não será avaliado pelos demais, pois também estes manifestam o seu apreço efusivo pela banda.