terça-feira, novembro 25, 2008

Dimitri Kabeirobtozob

Encontrada mais uma obra de Kabeirobtozob, envolta em enigma e mistério. Uma camara de corda Krasnogorsk K3 toda chamuscada, juntamente com manuscritos e diagramas explicativos da obra, infelizmente alguns muito danificados pelo fogo, revelam aquilo que parece ser uma obra-testamento do arquitecto russo.
Nesta obra Dimitri pega fogo a uma Krasnogorsk K3 em funcionamento, e filma-se a si próprio pronunciando uma frase, antes de a película derreter. Segundo alguns manuscritos que se conseguiram decifrar, o material que resistisse ao consumo pelo fogo, seria a Obra. Estas indicações estavam juntas com vários desenhos de arquitectura de casas-barco e condomínios - palafíticos, algumas obsessões do trabalho arquitetónico de Dimitri. "Porque o fogo que me faz arder é o mesmo que Te ilumina", era uma das frases repetida várias vezes nos manuscritos de Dimitri.
Não se descobriu nenhuma indicação sobre a unica fala de Dimitri no filme, havendo diversas teorias e especulações. Segundo uns, Dimitri diz "rosebud", mas outra corrente inclina-se para "koniec".


título desconhecido - Dimitri Kabeirobtozob - 16mm - data desconhecida

sexta-feira, novembro 07, 2008

Cabeirita


Cabeirita é um ser entediado que permanece no limbo da morte depois de ter posto termo à vida. Depois de provar que realmente existe vida depois de morte, Cabeirita amaldiçoa a sua sorte, entregando-se a uma existência onde a inactividade convive com a observação cínica do mundo dos vivos , reforçando o seu profundo desprezo pelo ser humano, o seu comportamento, e as suas criações. Prisioneiro de Hades e do tédio, este ser revolta - se preguiçosamente contra a sua condição de morto, que constatou ser ainda mais aborrecido do que estar vivo. A sua inércia diária é agitada por pensamentos que tentam fugir ao tédio rotineiro do seu dia a dia, mas rápidamente o aborrecimento o invade...

Brevemente...