sexta-feira, março 23, 2007

Thomas Dale



Continuando a desvendar o espólio da Colecção Bernardo, destacamos hoje o norte americano Thomas Dale. Este ilustrador autodidata cuja profissão era engenheiro de locomotivas, só nos ultimos 20 anos teve a sua obra devidamente reconhecida com a descoberta da maior parte das suas ilustrações num armazem da Belt Railway Company of Chicago. Caracteristicas próprias do seu trabalho eram a sua enorme dimensão (uma das sua ultimas peças media 3,0x4,5 m.) e uma visão ácido-burlesca da sua época que o levava a surrealizar por temas como a sociedade e seus costume (vide "Burp" no Post de apresentação da Colecção Bernardo, 26 setembro,2006) ou a iconografia da sétima arte (o beijo de Reth Butler e Scarlett O´Hara na ilustração em baixo). Thomas Dale já foi considerado um dos autores mais relevantes da "golden age" da primeira metade do século passado a par de nomes como J.C. Leyendecker, James Montgomery Flagg ou Frank R. Paul.


6 comentários:

Anónimo disse...

Ah! Finalmente alguém fala de Dale! Esta obra já a pude eu ver pessoalmente (ou um estudo dela) nos idos de 80 numa cave também habitada por Ásterix (autêntico!).

Penso que esta viscosidade que vemos no beijo está relacionada sem dúvida com a profissão de engenheiro de locomotivas (as peças de uma locomotiva devem estar perfeitamente lubrificadas para evitar atritos).

Belissimo desenho.

Anónimo disse...

provavelmente não haverá um Kiss#2 com estes protagonistas

jpg disse...

Um Kiss #2 do Thomas é pouco provavel que exista. Só consultando o curador da Colecção Bernardo. Mas dado o total desconhecimento que o grande público tem deste artista, vamos continuar a efectuar todos os esforços possiveis para divulgar a obra deste vulto esquecido da ilustração.

Anónimo disse...

Beijo assim, quem me dera.....

andre gil mata disse...

esta colecção está, de facto, a tornar-se um espólio com E!
berardo não pares de investir!!!!
ó people daltónico e agora levar a coisa mais fundo, e fazer uma exposição na imbicta! com as obras?
era uma cena do CARAGO!
pensem nisso dislexicamente.
cumprimentos disléxicos

Anónimo disse...

Olá,

Queriamos dar a conhecer o nosso projecto que promove a Agricultura Biológica na zona do Grande Porto e pretende implementar um conceito de produção local para consumo local.

Convidamos a visitar o nosso blog (www.raizesblog.blogspot.com).

Contamos ter a nossa página em breve pronta. (www.raizes.org)

Obrigado