sexta-feira, julho 27, 2007

terça-feira, julho 24, 2007

"Victor" nas Caldas, mas em pequeno.

A Colecção Bernardo deslocou-se às Caldas da Raínha para uma exposição colectiva no Museu Bernardo. Infelizmente uma das obras, "Victor", da fotógrafa Inês Pedrita, não poude ser exposta, devido às suas grandes dimensões (6mx4m) que impossibilitaram a entrada no Museu.
Optou-se por expor uma maquete da obra em dimensões reduzidas.

segunda-feira, julho 16, 2007

...no Museu Bernardo



Os daltonic brothers integrarão duas peças da Colecção Bernardo no Museu Bernardo,que a partir do próximo dia 25 abrirá nas Caldas da Rainha. Inês Pedrita e um video de Arte, foram as peças escolhidas para integrar este Museu, que abrirá com uma mescla heterógenea de artistas das mais diversas áreas. Estão a decorrer negociações com o Estado, no sentido deste adquirir toda a Colecção Bernardo, que neste momento tem um valor incalculável. Mais informações aqui.

quinta-feira, julho 12, 2007

Guadalupe Vieira

A artista luso-argentina Guadalupe Vieira reside em Buenos Aires e está representada nas mais diversas colecções. A Colecção Bernardo possui uma das suas obras fulcrais, "Gambozinos" de 1998. Esta peça fecha o ciclo "Obscuridade(s)", iniciado em 1992 que a consagrou como um dos nomes fundamentais da arte comtemporânea sul-americana.

"A comunicação, como actividade humana, situa-se num espaço-tempo a 4 dimensões. Três são espaciais e uma é temporal. Esta obra ajuda-nos a compreender esta ideia através de uma imagem simples e concreta. O arrasto das luzes em segundo plano, dá-nos a perfeita noção de tempo/movimento. A profundidade, altura e largura é dada pela composição. O primeiro plano desfocado, funciona como eixo referencial das coordenadas espaciais, criando uma perspectiva geométrica e assim uma noção de espaço e volume, levantando a questão:
Imagem ou escultura? 2, 3 ou 4 dimensões?"

Jules Prevel




"Na realidade não existe um caminho lógico para o conhecimento. O único caminho é a intuição."